Buscar

Uma gestão logística pronta para fidelizar o consumidor é a chave para o sucesso de um e-commerce

A logística é uma das etapas mais importantes no momento de estruturação e planejamento de um e-commerce, independente do segmento de atuação e dos canais de entrega escolhidos para executar esse trabalho, o sucesso de um e-commerce está diretamente ligado à operacionalização de sua área logística. Inúmeras variáveis como o prazo de entrega, o preço do frete, extravios e danos em produtos podem afetar não somente a decisão final de compra do consumidor, mas também impactar o resultado financeiro de uma empresa.

Por isso, a logística deve estar na lista de prioridades quando se pensa em abrir uma loja virtual. Hoje, mais de 50% do volume de pedidos feitos em lojas online são entregues por transportadoras privadas, seguido pelos Correios, com quase 40% de participação, e pela opção de retirada em loja, com 10%. Os dados são do relatório divulgado pela Webshoppers.


Ao optar por terceirizar a gestão logística do e-commerce, alguns fatores devem ser considerados, como velocidade de entrega, competitividade nas taxas de frete e redução de custos operacionais. No caso da logística reversa, dependendo do segmento, ela pode ser um grande entrave para o crescimento de receita de um e-commerce, especialmente quando a taxa de devolução alcança boa parte do volume total de produtos comercializados. E neste momento, a loja deve estar preparada para realizar um processo ágil e criterioso de recebimento e conferência do item, formalizando a troca.


Pensando nas vendas futuras, algumas ações podem ser implementadas para que a logística reversa cause menor impacto, entre elas, solicitar a conferência no momento da retirada do produto, evitar erros em novos pedidos verificando o histórico de compras ou ainda rastrear os motivos da devolução do item, identificando como melhorar a experiência do consumidor na compra de determinado produto.


Ter um processo logístico consolidado e que obedeça ao passo a passo ideal recebimento, armazenagem, coleta, conferência, embalagem e expedição garante ao e-commerce uma maior transparência e comunicação entre todos os agentes operacionais, melhora a eficiência e ainda reduz custos. Do lado do consumidor, essa estrutura tem um papel crucial na experiência de compra: a satisfação e a fidelização.


A Seal Lacres produz Lacres de Segurança para todos os tipos de aplicações do segmento logístico. Não importa o produto ou o tipo de transporte, os Lacres de Segurança são desenvolvidos para facilitar a aplicação, agilizar processos logísticos e aumentar a rastreabilidade da carga.


Conte sempre com a Seal Lacres!

18 visualizações