Buscar

Por dentro da Certificação ISO/PAS (ISO 17712: 2013) para Lacres de Segurança – Parte 2/2

A ISO/PAS 17712 é uma norma internacional que foi preparada por um comitê técnico, representado por organizações internacionais, governamentais e não governamentais em ligação com a ISO 9001. A norma estabelece procedimentos uniformes para a classificação, aceitação e retirada de aceitação de lacres de segurança.

O comité técnico, ligado a Organização Internacional de Normalização, determinou que é obrigatório que todos os fabricantes e distribuidores dos lacres de segurança, que pretendem obter o certificado ISO/PAS 17712, também sejam certificados pela norma ISO 9001. Isso é, o fabricante do lacre deve manter um sistema de qualidade ISO 9001 em todos os processos relacionados a fabricação dos lacres de segurança, além de ter que cumprir uma série de requisitos de segurança das instalações, acessos e infraestrutura onde a empresa está instalada.


Para iniciar o processo de certificação, os fabricantes devem apresentar os produtos para um laboratório de ensaios independente, e para assegurar que o produto esteja em conformidade com a norma internacional, o laboratório de ensaio deve ser acreditado de acordo com a norma ISO 17025. No Brasil, para que todos os ensaios sejam aplicados a norma ISO/PAS 17712, os laboratórios de ensaios precisam ser acreditados em seu escopo de atividades vinculados ao Inmetro.

Após a realização de todos os ensaios, o laboratório deve emitir os relatórios da classificação dos lacres, onde deve registrar os aprovados e reprovados no teste de certificação.


A fim de demonstrar a conformidade dos relatórios, o fabricante ainda precisa entrar em contato com um órgão certificador acreditado para validação dos relatórios de ensaio e auditoria de segurança, além de outros documentos e requisitos inclusos para validação final. Após análise dos relatórios e validação da auditoria de segurança, é emitido o certificado final do produto.


Por fim, o fabricante deve manter toda a rastreabilidade dos processos do produto certificado durante um período de 7 anos, de forma que seja prontamente disponível mediante pedido por uma autoridade ou órgão certificador.

0 visualização

Todos os Direitos Reservados 2015-2020 ©

Seal Lacres • Rua Bolívia 101 • Pq. das Nações • Pindamonhangaba • SP • Brasil • CEP 12420-480

(12) 3648.6119 • seallacres@seallacres.com.br