Os estudos sobre segurança logística foram intensificados em 2001, após os atentados de 11 de setembro nos EUA, os acontecimentos daquele dia foram um marco para diversas áreas e mercados, inclusive para o logístico. Órgãos do mundo inteiro tiveram de criar ferramentas para que a segurança seja realmente eficiente.
A ISO/PAS é uma norma internacional que foi criada em 2005, através de um comitê organizado pela ISO para certificar produtos dos fabricantes de selos e lacres de segurança pelo mundo, que até então, não eram amparados por nenhuma norma específica para Lacres de Segurança.
No Brasil, é muito comum a importação dos lacres já certificados pela ISO/PAS, mesmo que isso implique em alguns transtornos para o cliente final. Para o produto ser certificado não é um caminho fácil de se percorrer, a empresa fabricante de lacres precisa procurar um laboratório de ensaios técnicos certificado pelo INMETRO e uma empresa certificadora que esteja habilitada para auditar todos os testes, os quais são bem particulares e muito rigorosos. São eles:
Teste de Tração – Mede a força que deve ser feita até que o lacre seja rompido;
Teste de Impacto – Mede a resistência do lacre em fortes impactos em baixas temperaturas ou em temperatura ambiente;
Teste de Flexão – Mede a flexibilidade do lacre até o seu rompimento;
Teste de Cisalhamento – Evidencia a capacidade de violação do lacre através de um teste de corte;
Teste de Adulteração – Simula de diversas formas a tentativa de violação do lacre.

Hoje a norma já está na 4ª geração e se tornou obrigatória para transportes marítimos internacionais. Para se obter o certificado ISO/PAS, além de todos os testes, a fabricante de lacres precisa ter o certificado ISO9001 vigente, atender todos os requisitos da norma e ser aprovado em todos os testes e auditorias que o produto e a fabricante são submetidos.
Por:
Wesley Vieira, Engenheiro de Desenvolvimento de Produtos