Buscar

Números mostram a importância da indústria do transporte marítimo para a economia mundial

O oceano desempenha papéis fundamentais para a humanidade, seja como fonte de alimentos, via de transporte, recursos energéticos, lazer, regulação climática, captura de carbono e biodiversidade. Com relação ao transporte marítimo, este cresceu tanto que não é possível imaginar o funcionamento da economia contemporânea sem a sua existência.

Seja costeiro, de cabotagem ou de longo curso, atualmente o transporte marítimo é responsável pela movimentação de 80% de todas as cargas do comércio mundial. Para tanto, existe uma frota de quase cem mil embarcações que transportam diferentes tipos de cargas, desde grãos até veículos. A frota de maior porte é de navios, com 54 mil unidades com capacidade média de 39 mil toneladas de carga, que servem portos espalhados por todos os continentes.


Os principais tipos de carga são granéis sólidos (minério, carvão e grãos), que representam cerca de 43% da carga e são transportados por navios graneleiros; granéis líquidos (petróleo e seus derivados), que representam cerca de 29% da carga e são transportados por navios tanques; e containers, que representam cerca de 17% da carga, os quais são transportados por navios denominados porta-container.


A capacidade total de carga dessa frota de navios é de aproximadamente 2,1 bilhões de toneladas. Antes da pandemia, o transporte marítimo movimentava cerca de 11 bilhões de toneladas por ano, representando um valor total por volta de 14 trilhões de dólares.


Além das cargas, há a logística envolvida na construção dos portos, que somam mais de 2 mil em todo o mundo. Só no Brasil, há 175 instalações portuárias (marítimas e fluviais), das quais 36 são portos mais profundos que podem receber navios maiores e de maior calado. O principal porto brasileiro é o de Santos, no Estado de São Paulo, que anualmente recebe milhares de navios nos seus cerca de 15 km de cais.


Esses números mostram o tamanho, em termos físicos e econômicos, e a importância que a indústria do transporte marítimo representa para as atividades econômicas mundiais. A Seal Lacres é, desde 2003, fornecedora de Lacres de Segurança para os principais operadores logísticos marítimos do Brasil.


Os Lacres de Segurança possuem um papel fundamental para a segurança e a rastreabilidade da carga no transporte marítimo, todos os modelos além de serem produzidos com a certificação ISO9001 de Qualidade, podem ser personalizados com numeração sequencial de identificação, código de barras e QRCode.


Visite www.seallacres.com.br e conheça nossos produtos! Personalize o seu!

17 visualizações

Posts recentes

Ver tudo