Buscar

Gestão de frotas – Tendências para 2022

O setor logístico é um elemento essencial e crítico da economia, especialmente em países como o Brasil que possui um dos maiores gastos nesse setor do mundo. Os custos logísticos no país são elevados pelo transporte de cargas feitos nas rodovias em longas distâncias, pela falta de qualidade na infraestrutura nas estradas e pelas dificuldades de integração racional do fluxo logístico.

Em 2022, a utilização de tecnologias e inovações para uma gestão logística eficiente ganha força. Esse cenário leva em consideração o momento atual, em que a tecnologia está alavancando ainda mais a demanda pelo transporte rodoviário no Brasil e com novos desafios surgindo para os gerentes de frotas e motoristas, tais como o alto custo do combustível e os altos pedidos de entregas a curto prazo.


Por isso, o mercado logístico revela algumas tendências ser úteis para os próximos anos afim de ajudar as empresas brasileiras a promover a inovação, otimização e redução de custos em frotas de todos os tamanhos.


Planejamento nas entregas


Ainda que as frotas brasileiras não tenham sido tão afetadas pela recessão do mercado causado pela pandemia, por conta do aumento das vendas online, o mercado volta lentamente a aquecer e a fazer com que essas mesmas empresas precisem adquirir mais veículos para acompanhar os níveis atuais de transações.


E é nesse sentido que um planejamento estratégico por meio de tecnologia se faz necessário, principalmente para obter mais eficiência na etapa final da entrega que é tão relevante na experiência de compra do consumidor.


Veículos elétricos


A eletrificação da frota também significa trocar as frotas de motores de combustão interna por veículos elétricos (VEs). No Brasil, várias grandes empresas estão investindo em VEs principalmente como um incentivo para o desenvolvimento econômico.


As vantagens de obter frotas elétricas são inúmeras, entre elas, um melhor custo total de propriedade, eficiência operacional, redução do custo de combustível e manutenção. Os custos de eletricidade são inferiores ao de combustíveis fósseis e em conformidade regulatória com as exigências de emissões.


Indicadores para tomadas de decisões


O aumento da acessibilidade dos dados será ainda mais relevante para as frotas em 2022. Quando a empresa conecta dados de diferentes fontes, é possível visualizá-los estrategicamente, otimizando a operação. Não se trata mais apenas de prever onde uma frota está localizada, mas sim o que é feito para entender e gerenciar esses dados.


O valor está na compreensão do objetivo comercial de impulsionar a produtividade e a utilização dos ativos através dos dados. De agora em diante, é importante trabalhar de forma mais inteligente com menos, compreendendo o custo total da operação de equipamentos e adequando veículos e equipamentos às necessidades antes que elas aconteçam.


Impacto da digitalização das vendas


Quando se trata de gestão de frotas, o registro em papel praticamente saiu de cena. Por meio da tecnologia, hoje os gerentes de frota têm acesso a várias ferramentas para obter uma visão mais clara das operações em tempo real, o que leva a operação a outro nível de inovação, otimizando tempo e custos.


As tecnologias de análise de dados precisam ser parte do dia-a-dia das operações, onde é possível gerenciar um alto volume de dados em tempo real, promovendo agilidade com eficiência na entrega e, consequentemente, ajudando a vender mais.


Importância dos Lacres de Segurança


Hoje a tecnologia acompanha todas as áreas de atuação do mercado logístico, e não é diferente quando o assunto é a segurança da carga. A Seal Lacres acompanha as tendências do mercado e conta com produtos de alta tecnologia de rastreabilidade, são Lacres de Segurança produzidos visando a máxima confiabilidade e robustez.


Além da qualidade já conhecida dos produtos, a Seal Lacres conta com a certificação ISO9001 de qualidade, que garante a confiabilidade e transparência dos processos com o objetivo de melhorar os padrões de qualidade e aumentar a satisfação dos clientes.


Conte sempre com a Seal Lacres!

15 visualizações