Buscar

Estudo detalha as rotas de maior risco para o transporte de cargas no Brasil

De acordo com os dados da Polícia Federal, as ocorrências de roubo de carga nas estradas federais do Brasil em 2020 recuaram 7,1% em relação ao ano de 2019, gradualmente os números mostram quedas nos últimos 3 anos. Em 2019 o número de assaltos recuou 17,1% na comparação com 2018 e entre 2017 e 2018 a redução foi de 16,8%.


Outro estudo, realizado pela FreteBras, analisou 130 mil fretes e mais de 300 sinistros, de 2018 a 2020 e apontou que alguns trajetos brasileiros são de maior risco para as transportadoras. Considerando a taxa de roubos, condições da pista e riscos gerais que a via pode oferecer, o levantamento indica que os trajetos com origem no Nordeste em direção ao Sul são os que tem os maiores índices de sinistralidade das cargas, além disso existe também um grande risco nos trajetos entre Nordeste e Sudeste e do Sudeste com direção ao Norte e Nordeste.


As menores taxas de risco foram encontradas nos trajetos com origem no Sudeste e destino ao Centro-Oeste e também nos trechos com origem na região Norte em direção a região central do país. Pensando apenas na região Sudeste, onde se concentra o maior número de sinistros do país, a pesquisa apontou que o maior risco está na rota originada no Rio de Janeiro com destino a São Paulo, seguida pelos trajetos de Minas Gerais com direção a capital paulista. As rotas com menor risco são as realizadas dentro do estado de São Paulo.


O estudo permitiu ainda a identificação dos tipos de mercadorias e seus valores com maior e menor probabilidade de sinistros. Eletrônicos, Fertilizantes, Combustíveis, Bebidas, Sucatas de alumínio, Aço e Cigarro estão entre as mais propensas a sofrer um sinistro, enquanto Produtos químicos, Eletrodomésticos e Têxteis estão entre as de menor risco.


A Seal Lacres está sempre atenta ao que acontece nas estradas brasileiras, trabalha para minimizar os riscos aos bens e valores transportados, utiliza tecnologia de ponta e produz Lacres de Segurança com a qualidade garantida e lastreada pela certificação ISO9001.


Conheça a Seal Lacres, uma empresa comprometida com o sucesso da sua operação!

36 visualizações