Buscar

Como potencializar uma redução de custos com uma gestão de frotas eficiente

O aumento sucessivo no valor dos combustíveis nos últimos meses vem causando impactos no ambiente econômico mundial. No Brasil, o litro do óleo diesel chegou a custar R$ 9 em algumas regiões, de acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo). Sabemos que o cenário impacta a todos, pessoas físicas e jurídicas, mas o efeito é maior naqueles que têm como base do negócio (ou parte dele) o transporte.

Os atacadistas e distribuidores, por exemplo, precisam rever seus processos logísticos em busca da redução desses novos custos a fim de evitar o repasse dos aumentos aos seus clientes e consumidores finais e ainda manter uma margem de lucro viável. Uma saída para contornar tal situação é ter uma gestão de frotas eficiente.


Apesar de ser a solução mais viável para otimizar as entregas e reduzir os custos, as empresas ainda têm dúvidas sobre como realizar tal atividade para alcançarem a excelência, por isso, para implementar uma gestão de frotas eficiente, devemos considerar alguns pilares.


· Mapeamento Estrutural

· Política de Utilização de Frota

· Tabela de Gastos

· Programa de Manutenção

· Treinamento de Condutores

· Tecnologia


Esses pilares estão diretamente relacionados ao gerenciamento da frota, e consequentemente, com a redução de custos a longo prazo. São indicadores que dão a direção para a criação de ferramentas que auxiliam na análise das condições dos veículos, na ajuda aos condutores a praticar ações mais seguras e objetivas, no controle e gerenciamento de gastos, nas formas de cuidar da manutenção dos veículos e no alinhamento de metas entre a empresa e os condutores.


A Seal Lacres oferece aos transportadores uma solução de baixo custo, mas com alto valor agregado para o processo logístico, os Lacres de Segurança. Os Lacres de Segurança, além de funcionarem como inibidores de ações de criminosos que visam o roubo de cargas, também possuem uma importante função de rastreabilidade da carga, ganhando em agilidade do processo e aumentando a eficiência do transporte.


Quer saber mais sobre os produtos da Seal Lacres? Entre em contato em qualquer um dos nossos canais de atendimento!

20 visualizações