Buscar

A importância estratégica da logística para o sucesso de uma empresa

A evolução tecnológica, que por si só tem feito crescer o comércio eletrônico, e a forte integração econômica instalada neste mundo globalizado, seja entre blocos econômicos, países ou empresas, farão com que as atividades comerciais ocorram em volumes e complexidades ainda maiores nos próximos anos. A exigência de eficiência, tanto na movimentação de mercadorias como no deslocamento de pessoas, também se fará presente, pois não pode haver desperdícios, atrasos ou realização de custos desnecessários.


Além de ter que se adequar aos ‘novos tempos’, as atividades logísticas que contemplam operações entre países com cultura, costume, documentação, tributação e legislação diferentes, continuarão a solicitar estratégias específicas, sofisticação operacional e correta adequação, assim como as atividades administrativas, financeiras, transacionais ou negociais pertinentes.


Em todas as atividades que compõem a logística, existe uma demanda crescente e constante para que a infraestrutura operacional de estradas, portos e aeroportos seja expandida e melhorada. Além disso, será imprescindível evoluir em diversos outros aspectos dentro dessa nova realidade, como:


· Equipamentos de movimentação;

· Estruturas de armazenamento;

· Aprimoramento das legislações pertinentes;

· Sistemas de comunicação e de transferência de informações;

· Programas de gerenciamento de riscos;

· Monitoramento e cobertura de seguro;

· Capacitação dos profissionais de logística.


Diante disso, uma das imediatas consequências foi o crescimento mundial dos gastos com logística, que hoje alcançam cerca de 12% do PIB mundial, como indicam diversos estudos. Neste cenário, os usuários dos serviços logísticos passaram a ter, como custo logístico, um dos seus principais itens de despesas. No Brasil, segundo levantamentos feitos pelo ILOS - Instituto de Logística – esse percentual, em 2019, foi equivalente a 11,9% do PIB nacional.


Importante observar também, que paralelamente à busca de soluções logísticas mais eficientes, como forma de se diminuir os gastos correspondentes, também passou a ser discutida como importante providência na obtenção de vantagens competitivas e de diferencial mercadológico. Ao elaborar estratégias e planos de negócios, a logística passou a ser, inquestionavelmente, um dos principais fatores de sucesso.


Essa constatação, nada mais é do que a compreensão de que uma logística eficaz, além de diminuir os custos operacionais, também se torna instrumento para alavancar a força do marketing, possibilita o aproveitamento e a exploração de mercados mais distantes, agrega valor ao produto, à empresa e gera satisfação aos clientes.


A Seal Lacres trabalha para garantir a eficiência da operação logística dos clientes, produzindo Lacres de Segurança que proporcionam agilidade, rastreabilidade e, consequentemente, redução nos custos de operação.


Conte sempre com a Seal Lacres!


29 visualizações